Uma pergunta que muitos fazem, mas poucos conhecem a resposta. Será que o concurso do INSS tem redação? Bom, para começarmos vamos conhecer um pouco sobre a banca e como se dará o processo de seleção do INSS. Ah! E, depois veremos algumas dicas.
A banca organizadora é a CESPE, responsável por organizar grandes concursos nacionais. Com um perfil bastante peculiar cobra questões de certo e errado, e cada resposta errada anula uma certa. Aí está a grande dificuldade de muitos concurseiros com relação à banca, além disso, muitos candidatos estão acostumados a “decorar” e a CESPE exige entendimento e compreensão dos assuntos abordados.
A prova é composta de 120 questões, como já dito, de certo ou errado. Mas fique tranquilo, porque não, não tem redação!
Você até pode se deparar com algo do tipo, mas fique calmo, será alguma questão da disciplina de língua portuguesa que engloba o item de redação de correspondências oficiais e nada mais que isso.
Se você vai participar deste certame saiba que a prova é cansativa e exige leitura atenciosa para optar pela alternativa correta, e por isso, precisa policiar o tempo durante a realização da prova, lembrando que se errar alguma questão anulará uma resposta correta.
Para você se sair bem na prova do INSS aqui vão algumas dicas:
- Resolva as questões de lógica no final, como também deixe para o final as que tiver em dúvida, essas últimas lembre-se de marcar para não esquecer colocando ao lado delas um asterisco ou mesmo a palavra dúvida.
- Caso assinale a resposta incorreta no cartão de respostas, por exemplo a opção “C”, você poderá anulá-la marcando também a opção “E”, assim você não perderá nenhuma questão correta.
- Caso você não saiba a questão, deixe de marcá-la no cartão de respostas, respostas em branco também serão anuladas não comprometendo as respostas corretas. Mas não deixe mais que 10 questões em branco.
- Revise as questões que ficou em dúvida e marque-as.
- Quando preencher a folha de respostas e ficar com questões em branco, você poderá arriscar colocando a opção que menos marcou, por exemplo, se você marcou uma quantidade maior de “C” do que de “E” provavelmente as questões em branco serão “E”.
Mas, claro que aqui estamos falando de dicas apenas para auxiliá-los e não formas para definir suas respostas. Para ser aprovado em qualquer concurso você precisa estar preparado!