O Governo Estadual do Rio Grande do Sul prepara grandes concursos para a área da segurança pública. As vagas abertas serão para ingresso na Brigada Militar, Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. O Governador do estado, José Ivo Sartori, fez o anúncio das seleções nesta terça-feira, 04 de julho.
A previsão é da abertura de 4.100 vagas para Soldados da Brigada Militar, 200 vagas para Oficial da Brigada, 450 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros, 50 para Oficiais do Corpo de Bombeiros, 1.200 vagas para Agente da Polícia Civil e 100 vagas para Delegado da Polícia Civil.
A publicaçação dos editais deve acontecer até o fim do ano. A avaliação dos candidatos começa ainda em 2017 e as posses estão previstas para começarem em 2018. Segundo Sartori, a demanda de profissionais abrange todas as regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre, a região metropolitana e o interior.
A realização do concurso se deve à recente aprovação de um projeto pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Projeto de Lei Complementar (PLC 243/2016) proíbe averbação da licença especial em dobro para policias militares. Sem a possibilidade do militar não tirar licenças para conseguir uma aposentadoria antecipada, o tempo de serviço da categoria aumenta em três anos.