O Concurso Unificado que está previsto para ser realizado no Brasil é uma iniciativa do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos aos outros órgãos do Governo Federal.
De acordo com um comunicado divulgado recentemente, o certame deve aplicar as provas em cerca de 180 municípios.
O modelo de Concurso Unificado agiliza a contratação de servidores, a fim de reconstruir a capacidade dos órgãos após perder 73 mil servidores ao longo dos últimos seis anos.
Este certame prevê o estabelecimento de uma estrutura de governança sob a coordenação do MGI, em parceria com órgãos como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Sabe-se que a adesão dos órgãos é voluntária e, segundo o cronograma do Ministério da Gestão, deverá ser realizada até o dia 29 de setembro de 2023.
O edital tem previsão de ser publicado até 20 de dezembro de 2023 e a prova deve ser aplicada provavelmente no dia 25 de fevereiro de 2024. Neste dia serão realizadas as provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos; provas específicas e dissertativas por área de atuação governamental.
Ao se inscrever, o candidato deverá optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois desta escolha, deverão indicar o cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de escolha.