O concurso para escriturário do Banco do Brasil (BB) é um dos certames mais aguardados para 2016.
Este certame é para Estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A boa notícia é que o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, publicou uma portaria delimitando o efetivo do BB, o que pode significar uma “autorização” para a abertura do concurso.
Se você tem interesse nesse certame, saiba que é necessário ter nível médio e o cargo tem remuneração de R$ 3.280,00, rendimento que em agosto passará para R$3.613,58, após o acordo para dar fim à greve dos bancários, no ano passado.
Os funcionários do banco possuem ainda uma série de benefícios, que tornam a seleção muito atrativa. Há direito a participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica (planos de saúde), previdência privada e participação no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.São boas oportunidades que devem atrair muitos candidatos.
Alguns detalhes deste certame já estão certos. A organizadora é a Fundação Cesgranrio. Os candidatos serão avaliados por meio de 70 questões objetivas e redação, mesma estrutura dos concursos abertos em 2015, para 15 estados e o Nordeste.
A objetiva versará sobre Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários. Seguindo a estrutura dos últimos concursos, será aprovado quem conseguir pelo menos 45% dos pontos na prova de Conhecimentos Básicos, 55% na de Conhecimentos Específicos e 55% na soma das duas, sendo que o candidato não pode zerar nenhuma disciplina. Na redação, estará apto quem conseguir, no mínimo, 65 pontos.
Lembrando que este certame estava previsto para sair no ano passado, mas foi adiado após o anúncio do ajuste fiscal por parte do Governo Federal. O BB optou, inicialmente, por seguir a política do Poder Executivo, mas, recentemente, informou que seguirá com sua política de concursos.
A empresa possui orçamento próprio e autonomia administrativa, o que faz ser possível a abertura da seleção em 2016, ainda mais pelo fato de não haver um concurso em validade para esses estados e muitos funcionários terem se aposentado nos últimos meses.
Este certame se torna importante em vista a situação atual do Banco. Somente em 2015, segundo o Sindicato dos Bancários, houve mais de 5 mil aposentadorias (cerca de 400 no Rio), com o Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI). É possível que esse edital tenha vagas também para Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará, São Paulo e Tocantins. Fique atento a outras publicações.