A partir deste sábado, dia 26, quem sonha com uma vaga de escriturário do Banco do Brasil (BB), deve ficar mais atento. É que a chegada desse dia sinaliza a proximidade de publicação do edital da próxima seleção. Isso porque nessa data expira o prazo de validade do último concurso para o estado, e o BB, conforme entidades sindicais já manifestaram, não pode ficar sem um cadastro de reserva válido. Além disso, a posição oficial do banco, passada pela gerente executiva de Gestão de Pessoas, Ana Rosa Cristina Garcia, é de divulgação do documento logo após esse prazo vencer.
Procurado, o Banco do Brasil não informou uma data de publicação do edital. Fonte ligada à empresa disse, porém, que está quase tudo pronto para a liberação do documento, e que as provas objetivas estão marcadas para dezembro. Essa seleção terá vagas imediatas e em cadastro, cuja oferta não foi divulgada. A Fundação Cesgranrio será a organizadora, e a estrutura do concurso será a mesma da seleção para 15 estados e o Nordeste.
A suspensão dos concursos federais em 2016 em nada afeta o BB, que é da administração indireta. Os candidatos serão avaliados por meio de 70 questões objetivas e redação. A primeira versará sobre Atualidades do Mercado Financeiro, Língua Portuguesa Raciocínio Lógico-Matemático, Cultura Organizacional, Domínio Produtivo da Informática, Inglês, Atendimento, Técnicas de Vendas e Conhecimentos Bancários. Além do Rio, estão confirmados os estados do Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte).
Com informações do site PCI e Folha Dirigida.