Agora que terminou o prazo para entrar com recurso no gabarito do concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os candidatos devem aguardar até o dia 20 de junho para conferir o resultado final das provas objetivas. Na mesma data, será divulgado edital de convocação para a perícia médica dos participantes que se declararam com deficiência.
Polêmicas no concurso INSS 2016
Antes da aplicação das provas objetivas, o concurso já tinha chamado a atenção devido ao fato de que uma jovem muçulmana havia sido impedida de fazer o teste com véu. Ana Cristina Pimentel Ratter Nunes entrou na Justiça e conseguiu o direito de utilizar o véu.
Agora, foi feita na internet uma petição para o cancelamento do concurso INSS 2016. Entre os argumentos dos idealizadores do documento, que deve ser encaminhado posteriormente ao Ministério Público Federal (MPF), estão: horário de abertura dos portões incompatível com o divulgado no edital; horário de aplicação das provas diferente; alguns candidatos usaram equipamentos eletrônicos no banheiro sem serem punidos.
A petição online já teve mais de 5.000 assinaturas.
Provas do concurso INSS 2016
Os exames foram aplicados às 8h para candidatos ao cargo de analista e às 14h para quem concorreu a uma vaga de técnico. Em ambos os casos, eles tiveram duração máxima de 3h30min.
Para técnico, a prova foi composta por 50 questões de conhecimentos básicos (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 70 de conhecimentos específicos (Seguridade Social). O julgamento de cada pergunta foi feito por certo ou errado.
Candidatos a analista foram submetidos a 120 perguntas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e conhecimentos específicos.
Fonte: Agência JC&E