Quem já fez alguma prova de concurso sabe que questões relativas ao emprego do acento indicativo de crase são frequentes e exigem a atenção do candidato. Por isso convém revisar com cuidado esse conteúdo tão importante.
Crase é a fusão da preposição “a” com o artigo “a” ou com o “a” inicial dos demonstrativos “aquele” e suas variações (gênero e número) e “aquilo”. A presença do acento indicativo de crase pode alterar o sentido de uma frase, como você pode constatar nas imagens a seguir.
Para comprovar a existência da preposição com os demonstrativos, basta substituir o pronome demonstrativo por “este” (e suas variações).
Exemplos:
Deu o prêmio àquele aluno. (Deu o prêmio a (preposição) este aluno).
Conheço aquele rapaz (Conheço este (sem preposição) rapaz).
Já para saber se há crase da preposição com o artigo (a, as), uma boa dica é substituir a palavra feminina por uma masculina, no mesmo contexto. Na frase, “fui à escola”, substituindo “escola” por “colégio”, obtém-se “fuiao colégio”. Como o “a” virou “ao” (preposição e artigo), há crase. Já na frase “visitou a escola”, fazendo a mesma substituição, obtém-se “visitou o (artigo) colégio”, portanto não há crase.
É importante lembrar que nas expressões adverbiais (às claras, à direita, à noite), conjuntivas (à medida que, à proporção) e prepositivas (à base de, à moda de) formadas com palavras femininas também ocorre crase.
Para comprovar a existência da crase com nomes de lugar, basta fazer uma frase com o verbo “voltar”. Se antes do nome do lugar aparecer da (preposição e artigo), há crase, se aparecer de (preposição pura) não há crase.
Vou à Argentina. / Volto da Argentina.
Vou a Roma. / Volto de Roma.
Atenção ao macete: “Em vou a, volto da, crase há; em vou a, volto de, crase pra quê?”
Se surgir alguma dúvida com horas (determinadas), basta trocar o número por meio-dia, se aparecer “ao meio-dia” há crase.
Chegou à uma hora em ponto. / Chegou ao meio-dia em ponto.
Às dez e meia toda casa dormia. / Ao meio-dia toda casa dormia.
Por fim, vale a pena ressaltar que não há crase antes de verbo (saiu a caminhar), palavra masculina (andar acavalo) e palavras repetidas (cara a cara).
Agora coloque em prática o que aprendeu e resolva a seguinte questão, extraída da prova do Concurso do Banco do Brasil de 2015.
O sinal indicativo da crase é obrigatório, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, na palavra destacada em:
a) O atendimento a necessidades de imediatismo da sociedade justifica o crescimento das formas de pagamentos digitais.
b) Os sistemas baseados em pagamentos móveis têm chamado a atenção pela sua propagação em todo o mundo.
c) A opção pelas moedas digitais está vinculada a possibilidade de diminuir as operações financeiras com a utilização do papel-moeda.
d) Algumas tendências observadas no comportamento do consumidor e nas tecnologias devem influenciara infraestrutura dos bancos.
e) Os clientes tradicionais dos bancos já se acostumaram a utilizar suas agências para efetuar suas atividades de negócio.
Resposta correta: c