A Prefeitura de Joinville, em Santa Catarina, prepara um novo concurso para ingresso de servidores efetivos. A Assessoria de Imprensa do município informou à Folha Dirigida que estudos para o edital estão em andamento. Por isso, ainda não é possível confirmar o número total de vagas.
No entanto, a prefeitura já adiantou que as áreas de Saúde e Educação serão contempladas. Outros setores poderão ser incluídos no concurso Joinville SC mediante a necessidade de reposição do quadro de pessoal e do orçamento disponível.
A abertura do concurso foi tema de uma reunião entre o prefeito Adriano Silva e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsej), Jane Becker na terça-feira, 18. Na ocasião foi levantada a importância da contratação de efetivos.
Depois do levantamento de cargos vagos e da definição das áreas, a prefeitura realizará a licitação para escolha da banca organizadora do concurso. Só então será possível publicar o edital.
Questionada, a Assessoria de Imprensa de Joinville não precisou uma data para divulgação do edital. O município está atento à Lei Complementar 173/2020, que restringe a contratação de servidores até dezembro de 2021.
Só é possível nomear aprovados em concurso para reposição de cargos vagos. Ou seja, para suprir vacâncias por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.
O último concurso realizado pela Prefeitura de Joinville ocorreu em 2014. Depois disso, com exceção de guardas municipais, que foram contratados de maneira efetiva, o município realizou apenas processos seletivos para temporários.
Este ano, inclusive, a prefeitura criou a possibilidade de prorrogação dos contratos por mais tempo em decorrência da pandemia do Coronavírus.
Novo concurso Joinville SC é previsto desde 2019
A abertura do novo concurso para Joinville é prevista desde 2019. Na época, o município realizou preparativos para dois editais: um para Guardas Municipais, que foi publicado, e um para o Quadro Geral, que ainda está em estudo.
Estavam cotadas 501 vagas em todos os níveis de escolaridade. As oportunidades imediatas seriam distribuídas entre 96 cargos e cadastro de reserva para outras 12 carreiras.
Inicialmente, o concurso visava ao preenchimento dos quadros da própria prefeitura e também do Hospital Municipal São José, em Anita Garibaldi. Os candidatos seriam avaliados por provas objetivas, discursivas e práticas.
A prefeitura não confirmou se essa estrutura será mantida no próximo concurso. Com a proximidade do novo edital, os interessados devem começar a preparação para as provas.