Com 2.460 servidores diante de uma necessidade de 3.805, o Corpo deBombeiros Militar de Santa Catarina (Concurso CBMSC) fará concurso público ainda em 2017 para contratar inicialmente 300 novos soldados. Na última quinta-feira, dia 22 de junho, a licitação por meio de tomada de preços definiu a Objetiva Concursos como entidade organizadora.
Caso não haja recursos e a licitação homologada, o edital programa ser lançado no dia 1º de agosto, conforme informação do comandante-geral da corporação, coronel Onir Mocellin.
Serão selecionados 1,2 mil candidatos, sendo que 900 deles serão aprovados para futuras seleções. O prazo do processo seletivo será de um ano, prorrogável por mais um. Mocellin espera fazer a prova até o fim de 2017 para no dia 15 de fevereiro de 2018 fazer a comprovação dos aprovados.
O edital informa que o certame se desenvolverá nas seguintes etapas: elaboração da prova objetiva em uma etapa com 50 questões objetivas e uma redação; aplicação da prova objetiva e redação nas cidades de: Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis e Blumenau; filmagem dos exames de avaliação física; realização da avaliação psicológica e entrega de relatórios com resultado final.
Todas as interessadas devem apresentar um cronograma de execução que não deverá ultrapassar 6 meses.
As 300 vagas são para o Curso de Formação de Soldados – CFSd do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que conta com inicial de R$ 3.842,24 durante o curso de formação, passando posteriormente para R$ 4.520,24.
Para participar é necessário possuir curso de nível superior em qualquer área de formação, além de altura mínima de 1,65m para ambos os sexos, carteira de habilitação a partir da categoria “B” e ter completado 30 anos até o primeiro dia de inscrições.