O Banco do Brasil, ainda não confirmou os novos certames, mas este é um indício de que, dentro do banco, já se especula sobre novos concursos. Outra evidência é o vencimento das últimas seleções, o que obriga o Banco do Brasil a realizar novos concursos para manter o cadastro de reserva válido.
No Rio de Janeiro, o certame de escriturário, realizado em 2013, terá o prazo expirado em 26 de setembro de 2015 e, além disso, a empresa tem o costume de publicar o edital três meses antes do vencimento do último concurso, o que faz ser possível a divulgação de um novo edital para a cidade em junho ou julho. Nesse concurso, houve vagas também para o Amazonas (parte do estado), Espírito Santo, Minas Gerais (parte do estado), Rio Grande do Sul e Santa Catarina (parte do estado). Outra seleção iminente seria para as regiões Norte, Nordeste e Sul (estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe), já que o prazo de validade vence em 16 de abril de 2015 e o novo edital poderá ser publicado em dezembro ou janeiro.
Ainda se sabe que o Banco do Brasil tem um contrato de cinco anos com a Fundação Cesgranrio, o que confirma a instituição como organizadora dos próximos concursos. Quem sonha com uma vaga no banco, portanto, já deve estar se preparando. Na última seleção de escriturário no Rio, organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e redação. A primeira foi composta por 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais (Português, Raciocínio Lógico-Matemático e Atualidade do Mercado Financeiro) e 30 de Conhecimentos Específicos (Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento, Domínio Produtivo da Informática e Conhecimentos Bancários).
* Com informações da Folha Dirigida.