O governador Jorginho Mello anunciou nesta quarta-feira, 6, um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. A primeira medida do pacote é o maior concurso da história da Secretaria, com a contratação de 10 mil servidores efetivos. Serão 8 mil novos professores contratados e 2 mil profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas das escolas.
De acordo com o governador, o concurso público deve ser lançado no final de 2023 e acontecer no início de 2024.
Os professores serão beneficiados também com a ampliação do valor do vale-alimentação, que, de forma escalonada, aumenta de R$ 12 para R$ 25 até 2026. Todos os professores passarão a ter também acesso sem custo adicional a plano odontológico, por meio do plano SC Saúde, oferecido aos servidores estaduais.
Conforme a aprovação seja divulgada, professores que passarem no concurso público irão substituir professores ACTs, explicou o governador. Conforme a SED, atualmente a rede estadual tem 32 mil professores ACTs, o que equivale a 60% do quadro pedagógico.
Segundo Jorginho Mello, o concurso será feito para 10h de carga horária, o que significa que um professor efetivo pode substituir até quatro ACTs, se assumir uma carga de 40h semanais.
Ainda conforme o chefe do executivo, professores de múltiplas habilitações poderão se inscrever no concurso público para atuar em mais de uma matéria.
Fonte: ND Notícias e Agência Catarinense de Notícias