Após 12 anos de espera, o governo de Santa Catarina anunciou, nesta quarta-feira (18) um novo concurso da saúde no estado. A seleção para novos servidores da área não ocorria desde 2012, quando 290 novos profissionais foram contratados. O edital para o novo certame será lançado no início de 2025, segundo o governo.
Os cargos, remunerações, locais de trabalho e datas das provas serão divulgadas no edital que, de acordo com o governo, já está em planejamento e deve sair no primeiro semestre do ano vem.
No anúncio, feito por meio de uma rede social, o governador Jorginho Mello afirmou que serão 500 vagas para enfermeiros, sanitaristas, farmacêuticos, técnicos administrativos, entre outras especialidades, que irão suprir as demandas nas gerências regionais de saúde, vigilância em saúde e na SES (Secretaria de Estado da Saúde).
Em abril, o MPT (Ministério Público do Trabalho) entrou com ação para pressionar a realização de um novo concurso da saúde em Santa Catarina. De acordo com o órgão, a saúde no estado apresenta baixas, com hospitais lotados e a saída em massa de médicos.
Ainda, a exigência era pela realização de concurso público para contratação de servidores efetivos, não sendo suficientes os processos seletivos para contratações temporárias.
À época, a SES respondeu que o número de profissionais nas unidades hospitalares administradas pela Secretaria excede os requisitos regulamentares vigentes e supera até mesmo o padrão observado em hospitais privados.
Em junho, a SES chegou a lançar mais um processo seletivo para contratação temporária de servidores. Agora, o novo concurso da saúde, para contratações efetivas, está planejado para ocorrer no próximo ano.
Fonte: portal ND mais