Ao que tudo indica a espera chegou ao final para quem pretende participar do aguardado novo concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Acontece que na noite da última quarta-feira, 25 de julho, o processo de autorizaçaõ do certame foi enviado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão(MPDG) para publicação na imprensa nacional. Como o envio ocorreu às 21 horas, após o término do prazo de recebimento para publicação no dia seguinte, ao que tudo indica o documento deve vir oficialmente à público nesta sexta-feira, dia 27.
A expectativa pela publicação da portaria autorizando o certame é grande, uma vez que a intenção inicial da PRF era liberar o edital de abertura de inscrições até junho, o que acabou não se concretizando em virtude de uma negociação do órgão com o ministério, no sentido de permitir a ampliação a oferta de vagas.
Inicialmente, a previsão era de 500 postos. Porém, de acordo com o diretor-geral da PRF, Renato Dias, está sendo negociado a liberação de 1.000 vagas para policiais rodoviários. O resultado da negociação deve ser confirmado com a publicação da portaria.
Uma vez pubilcada a portaria autorizando o certame, a contratação da empresa e a publicação do edital deverão ocorrer de forma muito rápida, tendo em vista que a PRF já conta com uma minuta de edital pronta, que vem sendo elaborada desde o final de 2016, com o objetivo de permitir que o concurso possa ser iniciado imediatamente após a publicação da portaria.
De acordo com o diretor-geral da PRF, Renato Dias, o órgão precisa de 3.000 novos servidores, que podem ser convocados pelo aproveitamento de remanescentes do novo certame, independente da oferta imediata, de 500 ou mil vagas. O motivo é que, somente no ano de 2018, aproximadamente 2.000 servidores deverão se aposentar.
Por Jornal dos Concursos