A experiência de um Concurso Nacional Unificado começa a ser debatido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A primeira reunião acontece com outros órgãos do governo autorizados a realizar concursos públicos visando organizar um certame único.
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O objetivo é realizar a prova no mesmo dia em 180 cidades do país, nos moldes do Exame Nacional de Cursos (Enem), cuja nota é usada por centenas de faculdades e universidades de todo o país em substituição ao vestibular tradicional.
Veja notícias sobre concursos públicos
A ideia é que os candidatos classificados preencham vagas em diversos órgãos federais, como ministérios e autarquias.
Vai valer para quais áreas?
O material divulgado pelo governo não define se a ideia em estudos até aqui prevê restrições para esse exame unificado – por exemplo, para carreiras policiais, jurídicas e as chamadas “carreiras de Estado”, como diplomacia e auditoria da Receita.
“É uma iniciativa inovadora, no sentido de tentar instaurar pra esse tema, um processo mais organizado e coordenado de concursos que harmoniza e padroniza os procedimentos, os processos, os resultados e permite trazer para o seio do estado brasileiro, pessoas qualificadas, íntegras, competentes e diversas, já que com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público”, afirma o secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr.
A primeira reunião para desenho do Concurso Nacional Unificado ocorre nesta sexta-feira (25) de agosto de 2023, em Brasília.