Quem se inscreveu para o concurso público do INSS deve ficar atento ao período de pagamento da taxa de inscrição, que se encerra na próxima sexta-feira, dia 18/03. As inscrições para o concurso INSS encerraram no dia 22 de fevereiro. Nesse concurso são ofertadas 950 vagas, distribuídas entre os cargos de técnico e de analista do seguro social.
Os candidatos que estiverem com dificuldade de imprimir a GRU Cobrança (Guia de Recolhimento da União) podem seguir o passo a passo que o Cespe disponibilizou para auxiliar nessa atividade.
Concurso INSS
Os candidatos devem ficar atentos às retificações realizadas no edital de abertura do concurso INSS. No início deste mês foi publicada mais uma alteração no conteúdo programático.
O processo seletivo do concurso INSS ocorrerá por meio de provas objetivas – constituídas de itens que deverão ser julgados individualmente como CERTO ou ERRADO. Os testes do concurso INSS estão marcados para o dia 15 de maio. Candidatos ao cargo de analista do seguro social realizarão as provas no turno da manhã, enquanto os concorrentes à função de técnico do seguro social farão os testes no turno da tarde. Todos terão 3 horas e 30 minutos para realizarem as provas.
As avaliações conterão 120 itens, sendo 50 sobre conhecimentos básicos e 70 sobre conhecimentos específicos.
Confira, a seguir, as matérias que serão abordadas nas provas, de acordo com a função.
Conhecimentos básicos: Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.
Conhecimentos específicos: Seguridade Social.
Analista do seguro social
Conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Saúde do(a) Trabalhador(a) e da Pessoa com Deficiência.
Os conhecimentos específicos referem-se à formação superior em Serviço Social.