O concurso Caixa está cada vez mais próximo! Em comercial de fim de ano, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou um novo edital para 2024.
“A Caixa é formada por gente que acredita. Que acredita nos sonhos dos brasileiros. Gente que trabalha para que cada cidadão deste país possa superar, realizar e conquistar. Em 2024, acredita e vem”, disse a estatal.
A abertura de um novo concurso Caixa já tinha sido confirmada pelo presidente da instituição, Carlos Vieira Fernandes, no final de novembro.
De acordo com ele, o edital será publicado após um Programa de Demissão Voluntária (PDV) de servidores, previsto para ser implantado ainda este ano.
O PDV, conforme o gestor, será o primeiro passo para a realização do concurso público. Carlos Vieira afirmou que o orçamento para o programa de desligamento voluntário já está definido.
“[O concurso] é uma forma da Caixa contribuir com a redução do déficit nesse segmento do emprego. Vamos primeiramente promover, ainda esse ano, um programa de desligamento voluntário de servidores.
Na última reunião da diretoria, já definimos um orçamento destinado a esse público, para fazer um primeiro processo, que é o de desligamento, e aí com isso abrir espaço para que a gente possa fazer um concurso público substancial, robusto para trazer novos servidores a caixa”, afirmou Carlos Vieira, em entrevista à TV Cabo Branco, em João Pessoa.
Concurso Caixa será para técnico bancário de nível médio
O presidente da Caixa também adiantou que o novo concurso será destinado ao cargo de técnico bancário, de nível médio.
Segundo ele, profissionais da área de Tecnologia também serão selecionados, para o quadro de servidores do banco, que conta hoje com cerca de 87 mil funcionários.
“A Caixa hoje tem um quadro de 87 mil servidores, mas já chegamos a ter 114 mil. Então [o concurso] é uma oportunidade de ter um crescimento tanto nas nossas agências, pra entrar como técnico bancário, e um concurso destinado a pessoas vocacionadas a área da tecnologia”, disse o presidente da Caixa.
Bancas são procuradas para organizar o concurso Caixa
A reportagem da Folha Dirigida apurou que bancas já foram contatadas pela Caixa Econômica Federal, para a organização do próximo concurso.
Ainda não se sabe se, entre as bancas contatadas, alguma já avançou nas conversas e mostrou interesse em assinar o contrato para prestação de serviço.
Nos últimos anos, a Fundação Cesgranrio foi a responsável por organizar a maioria dos concursos da área Bancária: Banco do Brasil (2021 e 2022), Banco da Amazônia (Basa), em 2021, e Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), em 2022.
Porém, o último concurso de ampla concorrência da Caixa, realizado em 2014, teve o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) como organizador. Portanto, é importante ficar atento aos próximos avanços.
A banca organizadora é a responsável por receber as inscrições e aplicar as provas do concurso. Uma vez definida, o edital fica iminente para publicação.
Como informado pelo atual presidente, o concurso da Caixa pode ter mais de um edital divulgado. A expectativa é para que sejam dois, sendo um para o quadro geral (técnico bancário) e outro para a área de Tecnologia da Informação (TI).
O foco das instituições financeiras na área de TI não é uma novidade e já tem acontecido em outros concursos, como o Banco do Brasil e Basa.
Quanto ganha um funcionário da Caixa Econômica?
Conforme o Plano de Cargos e Salários da estatal, a remuneração inicial do aprovado no concurso Caixa é de:
técnico e analista bancário: iniciais de R$3.597, podendo chegar a R$10.503 com progressão de carreira.
Além dos valores indicados acima, o servidor ainda faz jus ao vale-transporte e benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação e auxílio creche.
Fonte: Folha Dirigida.