No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança Pública torna público os editais de concursos da Brigada Militar (DA/DRESA nº CSPM 01 – 2018) e do Corpo de Bombeiros (DA/DRESA nº CSBM 01 – 2018), com o intuito de preencher 250 vagas de nível superior. São 200 colocações para Capitão QOEM – Polícia Ostensiva e 50 vagas de Capitão QOEM – Bombeiro Militar. A remuneração para o posto de Capitão é de R$ 11.620,55, cumprindo-se jornada de 40 horas semanais.
Requisitos para se candidatar a uma das vagas:
Curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais; idade máxima de 29 anos, até o último dia de inscrição; altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino; ilibada conduta pública e privada; estar quite com as obrigações eleitorais; não estar respondendo a processo criminal; possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo Categoria “B”, entre outros.
Inscrições
Serão aceitas a partir do dia 1 de fevereiro a 1 de março de 2018, através do site www.fundacaolasalle.org.br, mediante o pagamento da taxa de R$ 187,77.
Etapas dos concursos:
- Prova escrita objetiva;
- Discursiva;
- Títulos;
- Exame de saúde;
- Exame de capacitação física;
- Exame psicológico composto de: testagem coletiva, entrevista de grupo e entrevista individual;
- Prova oral.
As prova objetivas e discursivas serão aplicadas na data provável de 15 de abril de 2018, na cidade de Porto Alegre, em local e horário a serem divulgados. A prova objetiva será composta de 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.
Os cursos Superiores de Polícia Militar (CSPM) e de Bombeiro Militar (CSBM) terão duração de no máximo dois anos e serão realizados na Academia de Polícia Militar (APM) e Academia de Bombeiro Militar (ABM), respectivamente. Durante o curso o aluno oficial fará jus a bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica.
O prazo de validade dos concursos é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser renovado por igual período.