O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), acompanhado pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), pelo 2º secretário, deputado Ademir Bier (PMDB), e pelo 1º vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PMDB), anunciou nesta terça-feira (4) novas medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder, culminando com a assinatura de ato que institui a Comissão Especial que irá tratar da realização de concurso público ainda este ano para o preenchimento de aproximadamente 100 vagas no quadro funcional da Casa. São dez especialidades de nível superior e uma de nível médio, com salários que variam de R$ 3.200,00 até R$ 9.000,00.
Traiano deixou claro que não se trata de ampliar o número de funcionários do Legislativo. “Temos um grande número de servidores em processo de aposentadoria ou em vias de se aposentar, abrindo vagas que precisam ser preenchidas para atender as demandas da atividade legislativa”. Como a intenção é recorrer às universidades públicas para a elaboração e aplicação das provas, a lei permite a dispensa de licitação, o que pode agilizar o processo.
O presidente lembrou ainda que iniciativas anunciadas anteriormente, como as progressões e avanços de carreira dos servidores efetivos ora em trâmite, já prenunciavam a realização do concurso, tudo idealizado em estrita conformidade com a lei. Com exceção de concursos para seleção de taquígrafos, o último concurso público para contratação de jornalistas e redatores na Assembleia Legislativa remonta ao ano de 1984.
O 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró, ressaltou a importância do certame anunciado. “Hoje demos um passo efetivo ao assinarmos o ato de abertura para o concurso. Agora faremos os encaminhamentos técnicos e legais para que ele aconteça o quanto antes. A comissão vai trabalhar para viabilizá-lo”, avaliou. Plauto Miró complementou que as demais medidas anunciadas visam principalmente implementar a transparência de todas as ações do Legislativo, oferecendo à população a possibilidade de acompanhá-las através do Portal da Assembleia – que teve a navegação facilitada – e dos demais instrumentos que registram o trabalho da Assembleia.
A definição da data para a realização do concurso público fica na dependência da disponibilidade da instituição que vier a ser selecionada pela Comissão Especial composta pelos servidores Walkiria Wiziack Zauith de Pauli, Marli de Vargas, Sandra Cantarim Pacheco, Fábio José Brante e Guilherme Ferraz Levin, e que terá o prazo de 60 dias para realizar essa seleção e o levantamento preciso das vagas carentes de preenchimento.
A análise inicial da Diretoria de Pessoal da Casa aponta demanda pelos cargos de administrador, advogado, biblioteconomista, contador, desenvolvedor de sistemas, economista, jornalista, revisor legislativo, taquígrafo revisor, técnico administrativo e procurador, o cargo máximo do quadro de carreiras da Casa.
Fonte: site da Assembléia Legislativa do Paraná