Prezados alunos,
Sobre a prova de Língua Portuguesa aplicada no último domingo para o Concurso da Prefeitura de Palhoça, o que podemos dizer é que a feliz escolha do texto de Raquel de Queirós aponta para uma preocupação da banca sobre a visão do candidato a respeito do emprego das variantes linguísticas de nosso idioma. Uma única questão equilibrada e, por si só, bem elaborada, consegue abordar a temática principal do texto. As alternativas, portanto, não deixam margem à dúvida, não cabendo recurso. As questões de Língua Portuguesa podem ser divididas em: Regência Verbal (1), Sintaxe (1), Crase (1),Pontuação (2),Colocação Pronominal (1) e Concordância Verbal (1) . A formulação das questões mostrou-se bem abrangente e estritamente dentro dos assuntos abordados em sala, seus gabaritos estão corretos.
Prof. Güido Miguel Bellati
1 Comentário.
Professor, acredito que há uma questão passível, sim, de recurso administrativo. Trata-se da questão número 7 de Português para Fiscal de Tributos Municipais.
A questão solicitava que o candidato assinalasse a alternativa que NÃO contivesse erros gramaticais e vícios de linguagem. Contudo, o gabarito preliminar indica erroneamente a alternativa correta, visto que aponta como correta a alternativa de letra “b”, que segue:
b. Ela cumprimentou a sua mãe logo que acordou.
Ao analisarmos a proposição acima, constatamos que a mesma contém ERRO DE REGÊNCIA VERBAL, posto que o verbo “cumprimentar” é um Verbo Transitivo Direto (FERREIRA, 2010)¹ e não possibilita a inserção de preposição (LUFT, 2008)² em sua aplicação.
Dessa forma, solicitamos que o gabarito definitivo seja alterado para a alternativa de letra “c”, tendo em vista que a mesma não possui erro gramatical ou vício de linguagem, ou, salvo entendimento diverso, que seja a mesma questão anulado por falta de alternativa correta.
¹ Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição Marina Baird Ferreira. – 8. Ed. – Curitiba: Positivo, 2010. 960 p.: i
² LUFT, Celso Pedro. Dicionário prático de regência verbal. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008. 544 p.