As provas objetivas do Concurso do Instituto Nacional do Seguro Social terão o segundo maior quantitativo de concorrentes que já se viu em uma seleção no Brasil. A lista de candidatos inscritos por vaga foi divulgada pelo Cespe/Cebraspe nesta quinta-feira, dia 05 de maio e de acordo com ela, as 950 vagas de nível médio e superior serão disputadas por exatamente 1.087.804 inscritos.
São 1.043.815 concorrentes às 800 vagas de nível médio no cargo de Técnico, e 43.989 inscritos para as 150 vagas no cargo de Analista, que exige nível de escolaridade superior.
Na concorrência para Técnico, as cidades com maior número de inscritos foram Distrito Federal, com 35.136; Belém-PA com 32.604, São Paulo-SP com 26.700; São Luis-MA com 25.688; Rio de Janeiro-RJ com 24.950, Curitiba-PR somou 23.518, Goiânia-GO teve 22.962, Marabá-PA com 20.808, Belo Horizonte-MG foram 20.279 e Porto Alegre-RS somou 10.305 inscritos. A maior concorrência por vaga é encontrada na cidade de Rio de Janeiro-Norte/RJ, onde são incríveis 24.950 candidatos para apenas 1 vaga. Grandes demandas são encontradas também em Belo Horizonte-MG, onde são 10.139 por vaga e Porto Alegre-RS, onde outros 10.305 tentam uma vaga oferecida pelo órgão.
Já para Analista, como não poderia deixar de ser, a cidade de São Paulo-SP teve o maior número de concorrentes (2.655), seguido do Rio de Janeiro/Norte-RJ (1.316) e Feira de Santana-BA (990).
Este é o segundo maior concurso público da história do país, perdendo apenas para o concurso da Caixa Econômica Federal ocorrido em 2014, que teve 1.177.614 inscritos para as carreiras de Técnico Bancário, Médico e Engenheiro.
Os locais de prova já foram divulgados e podem ser conferidos por consulta individual no site do Cespe. As provas ocorrerão no dia 15 de maio em 100 cidades pelo país, tendo duração de 3 horas e 30 minutos para todos, aplicadas no turno da manhã para Analista, com início às 8h, e no turno da tarde para Técnico, com previsão de início para as 14h. O Cebraspe recomenda que os candidatos consultem regularmente seu e-mail, para obter informações de seu interesse sobre o evento. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados publicados nos meios oficiais.
O concurso
Lançado ainda no final de 2015, o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS abriu 950 vagas em todo o país, com 800 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio de escolaridade, e 150 para o cargo de Analista do Seguro Social, que tem como exigência a formação de nível superior.
São inúmeros os benefícios oferecidos pelas carreiras da seguridade social, que, aliados à estabilidade e aos bons salários, fazem com que este seja um concurso extremamente concorrido. Candidatos chegam a iniciar a preparação e os estudos para o certame anos antes do lançamento do edital. Como recompensa, eles têm a chance de obter salários que vão de R$ 4.886,87 para Técnicos até R$ 7.496,09 para Analistas.
As provas acontecerão no dia 15 de maio nas cidades de Rio Branco-AC, Maceió-AL, Manaus-AM, Tefé-AM, Macapá-AP, Barreiras-BA, Feira de Santana-BA, Itabuna-BA, Juazeiro-BA, Salvador-BA, Santo Antônio de Jesus-BA, Vitória da Conquista-BA, Fortaleza-CE, Juazeiro do Norte-CE, Sobral-CE, Brasília-DF, Vitória-ES, Anápolis-GO, Goiânia-GO, Imperatriz-MA, São Luís-MA, Barbacena-MG, Belo Horizonte-MG, Contagem-MG, Diamantina-MG, Divinópolis-MG, Governador Valadares-MG, Juiz de Fora-MG, Montes Claros-MG, Ouro Preto-MG, Poços de Caldas-MG, Teófilo Otoni-MG, Uberaba-MG, Uberlândia-MG, Varginha-MG, Campo Grande-MS, Dourados-MS, Cuiabá-MT, Sinop-MT, Belém-PA, Marabá-PA, Santarém-PA, Campina Grande-PB, João Pessoa-PB, Caruaru-PE, Garanhuns-PE, Petrolina-PE, Recife-PE, Teresina-PI, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Londrina-PR, Maringá-PR, Ponta Grossa-PR, Campos dos Goytacazes-RJ, Duque de Caxias-RJ, Niterói-RJ, Petrópolis-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Volta Redonda-RJ, Mossoró-RN, Natal-RN, Porto Velho-RO, Boa Vista-RR, Canoas-RS, Caxias do Sul-RS, Ijuí-RS, Novo Hamburgo-RS, Passo Fundo-RS, Pelotas-RS, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Uruguaiana-RS, Blumenau-SC, Chapecó-SC, Criciúma-SC, Florianópolis-SC, Joinville-SC, Aracaju-SE, Araçatuba-SP, Araraquara-SP, Bauru-SP, Campinas-SP, Guarulhos-SP, Jundiaí-SP, Marília-SP, Osasco-SP, Piracicaba-SP, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, Santo André-SP, Santos-SP, São Bernardo do Campo-SP, São João da Boa Vista-SP, São José do Rio Preto-SP, São José dos Campos-SP, São Paulo-SP, Sorocaba-SP, Taubaté-SP e Palmas-TO.
Serão 120 questões objetivas, do tipo certo ou errado, sendo 50 delas sobre conhecimentos básicos e 70 sobre conhecimentos específicos.
A validade do concurso, para a nomeação dos classificados, será de 1 ano após sair o resultado final, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período.