Ao que tudo indica, o Banco do Brasil lançará o próximo edital de concurso público para o cargo de escriturário no início de 2016. Essa previsão aumenta as chances de aprovação no concurso Banco do Brasil, porque os candidatos terão mais tempo para se dedicar aos estudos. Pensando nisso, o Energia Concursos preparou uma série de dicas para orientar os estudos dos candidatos.
Traremos dicas de cada matéria que, possivelmente, fará parte do conteúdo programático do próximo concurso do Banco do Brasil. As orientações são baseadas nas últimas provas do Banco do Brasil.
Esse próximo concurso, inicialmente, deve abranger os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas. O prazo de validade dos concursos para esses Estados venceu no final do mês de setembro, e o Banco do Brasil está sem cadastro reserva de funcionários.
A série de dicas para o concurso do Banco do Brasil iniciará com o conteúdo de Atualidades do Mercado Financeiro, cobrado como conhecimento básico em provas do Banco do Brasil, geralmente com cinco questões com valor de 1 ponto cada uma, ou seja, 5% do valor total da prova.
Embora o título do conteúdo seja Atualidades do Mercado Financeiro, a matéria cobrada confunde-se com Conhecimentos Bancários, porque questões sobre Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil, Sistema Financeiro Nacional, Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliário e Mercado Financeiro são recorrentes nas provas.
Observação
A matéria de Conhecimentos Bancários é responsável por 15 pontos na prova, distribuídos em 10 questões de 1,5 pontos cada uma. Efetuando-se a soma da pontuação de ambas as matérias, obtêm-se 20% da pontuação total da prova.
Em função disso, é importante que o candidato que busca uma vaga no Banco do Brasil aprofunde seus estudos no conteúdo de Conhecimentos Bancários, procurando sempre entender a matéria e aplicar a teoria na prática, pois, em algumas questões de concursos passados, a banca responsável pela elaboração da prova optou por apresentar casos práticos em que era necessário conhecer a teoria para que fosse possível responder à questão.
Dentro das matérias cobradas nas últimas provas destacamos os seguintes itens:
Mercado Financeiro – observe a segmentação do mercado financeiro (mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais).
Banco Central do Brasil – atente às atribuições do Banco Central (BC), sua autonomia operacional e os instrumentos da política monetária utilizados pela Instituição.
Sistema Financeiro Nacional – a composição e a segmentação do Sistema Financeiro Nacional (SFN) são os assuntos mais cobrados. Observe com atenção os órgãos normativos, supervisores e operadores do SFN.
Letras de Crédito do Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliário – são consideradas investimentos, então, atenção aos prazos para recompra e resgate de cada uma das letras, bem como às taxas de rentabilidade, carência e tributação.
Para finalizar, é necessário salientar que a Fundação Cesgranrio – organizadora dos concursos do Banco do Brasil – tem cobrado questões que envolvem notícias atuais, geralmente retiradas de sites comowww.valoresreais.com, www.valor.com.br e g1.globo.com/economia.
Bons estudos!