O governo do Estado lançará, ainda no primeiro semestre, um concurso público para a área da saúde. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, durante reunião com o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Marcelo Lemos, e o diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Ernani Lange S. Thiago.
Um representante do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) também participou do encontro, realizado na sede da Secretaria da Saúde, em Florianópolis, nesta segunda-feira (3).
Na ocasião, também foi confirmada a concessão do auxílio-moradia para médicos residentes.
“São reivindicações antigas que o governo finalmente dará andamento. São 13 anos sem concurso, e a recomposição dos quadros de servidores efetivos da Secretaria de Saúde impactará diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. É isso que buscamos”, destacou Dr.Vicente.
Concurso SES SC prevê 500 vagas
O número exato de vagas para o novo concurso Saúde SC ainda não foi especificado. Contudo, em 2024, o governador Jorginho Mello mencionou a intenção de abrir 500 postos.
“Vamos iniciar um concurso com 500 oportunidades em 2024, para que possamos efetivar esses profissionais em 2025”, afirmou o governador. Na ocasião, ele destacou a previsão de lançamento do edital no primeiro semestre deste ano, ressaltando a necessidade de atender as demandas nas gerências regionais de saúde, vigilância sanitária e na Secretaria de Estado da Saúde.
“Essa é uma medida essencial para melhorar a saúde em Santa Catarina, complementando as iniciativas já em curso para aprimorar a infraestrutura dos hospitais estaduais. Estamos atingindo recordes em cirurgias realizadas e somos o estado que mais ampliou leitos de UTI em todo o Brasil”, disse o governador. Segundo informações do governo estadual, a seleção deverá incluir vagas para enfermeiros, sanitaristas, farmacêuticos, técnicos administrativos e outras categorias.