Um novo concurso PC SC pode ser realizado? Segundo informações que viralizaram na internet, há um pedido interno que solicita o preenchimento de 829 vagas, para as seguintes carreiras:
- delegado (51 vagas);
- escrivão (208);
- agente (500); e
- psicólogo policial (70).
Conforme o ofício, o documento considera os cargos vagos levantados pelo setor de Gestão de Pessoas da Polícia de Santa Catarina.
Apesar de tais informações, as fontes oficiais ainda não se manifestaram. Folha Dirigida está em contato com a PC SC para saber sobre o processo interno que pede a viabilidade do concurso. Até o momento, no entanto, a instituição não confirmou o documento e a oferta de vagas.
Caso seja aprovado, o concurso PC SC terá o nível superior como requisito, sendo em Direito para delegado e em Psicologia para o psicólogo. Para agente e escrivão, são aceitos cursos em qualquer área.
A PC SC também costuma exigir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria mínima “B”. Os ganhos iniciais, considerando os últimos editais, podem variar entre R$3.842 e R$15.820,84.
Último concurso PC SC está válido
O último concurso PC SC, com oportunidades para escrivão e agente, segue válido até dezembro de 2022. Para que um novo edital seja publicado, a instituição precisa ter convocado todos os aprovados nas vagas imediatas.
Realizado em 2017, o concurso PC SC ofereceu 394 vagas, sendo 200 para agente e 194 para escrivão. Na época, foi exigido o nível superior completo dos candidatos.
A seleção recebeu 57.058 candidatos para as vagas de ampla concorrência. Com 29.249 inscrições só para o cargo de agente e 200 vagas disponíveis, a disputa para na carreira chegou a 146 pessoas por vaga.
Todos os candidatos foram avaliados por provas objetivas, Teste de Aptidão Física (TAF) e, por último, uma avaliação psicológica. Os aprovados em todas as etapas ainda realizaram um curso de formação.
No total, os concorrentes tiveram que responder a 110 questões de múltipla escolha, sendo elas:
Agente de Polícia Civil
- Noções de Direito Constitucional (dez questões);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25);
- Informática (20); e
- Raciocínio Lógico (15).
Escrivão
- Noções de Direito Constitucional (dez);
- Noções de Direito Administrativo (dez);
- Noções de Direito Penal Processual (dez);
- Noções de Direito Penal (dez);
- Noções de Direitos Humanos (cinco);
- Legislação Institucional (cinco);
- Língua Portuguesa (25);
- Informática (15);
- Raciocínio Lógico (dez); e
- Noções de Arquivologia (20).
Fonte: Folha Dirigida.