O concurso Polícia Federal deverá contar com pelo menos 2.000 vagas efetivas! Em entrevista à Jovem Pan no dia 31 de julho de 2020 (sexta-feira), André Mendonça confirmou o quantitativo e disse que já se reuniu com Jair Bolsonaro para preparar o novo certame da categoria. “Nós vamos ter o maior efetivo da história da Polícia Federal, justamente para o combate da criminalidade organizada”, afirmou o Ministro da Justiça e Segurança Pública.
Concurso Polícia Federal: possível distribuição das 2.000 vagas confirmadas
De acordo com o deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS), as 2.000 vagas confirmadas serão distribuídas da seguinte maneira:
- Agente da Polícia Federal: 1.016 vagas;
- Escrivão da Polícia Federal: 600 vagas;
- Delegado da Polícia Federal: 300 vagas;
- Papiloscopista: 84 vagas.
As informações divulgadas pelo parlamentar, no entanto, ainda não foram oficializadas pela Polícia Federal. Mais informações deverão ser divulgadas ao longo das próximas semanas.
Fenapef quer debater sobre a proporcionalidade dos cargos
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) informou que pretende retomar a discussão sobre a distribuição interna dos cargos. De acordo com mensagem encaminhada pela assessoria, o objetivo é de restabelecer a proporcionalidade de um Delegado para cada seis Agentes.
“Hoje, essa proporção é de um para três, porque, atualmente, existe uma falta de pessoal, especialmente em postos de fiscalização, como fronteiras, portos, aeroportos”, a assessoria destaca. Outra preocupação é de reforçar o quantitativo do pessoal na área administrativa, ajustando as necessidades dentro das 2.000 vagas confirmadas pelo ministro André Mendonça.
Concurso Polícia Federal: órgão já havia solicitado vagas na área administrativa e de apoio
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, outras 508 vagas já haviam sido solicitadas pela Polícia Federal. As oportunidades deverão suprir o déficit de servidores na área administrativa e de apoio (níveis médio e superior).
Confira a distribuição das oportunidades efetivas, conforme o pedido protocolado em processo de nº 08200.007331/2020-88:
- Administrador: 21 vagas;
- Arquivista: oito vagas;
- Assistente Social: 10 vagas;
- Bibliotecário: uma vaga;
- Contador: nove vagas;
- Economista: três vagas;
- Enfermeiro: três vagas;
- Engenheiro: uma vaga;
- Estatístico: quatro vagas;
- Farmacêutico: uma vaga;
- Médico: 65 vagas;
- Nutricionista: uma vaga;
- Odontólogo: 11 vagas;
- Psicólogo: cinco vagas;
- Técnico em Assuntos Educacionais: 13 vagas;
- Técnico em Comunicação Social: três vagas;
- Agente Administrativo (nível médio): 349 vagas.
Caso esse pedido seja aprovado, o concurso Polícia Federal poderá abranger o quantitativo total de 2.508 vagas efetivas (2.000 já confirmadas na área policial + 508 em cargos de apoio). Outra possibilidade é de redistribuir os cargos, contemplando todas as necessidades do órgão dentro de até 2.000 postos.
Entretanto, ainda não é possível afirmar como as oportunidades serão devidamente disponibilizadas no certame. Só resta aguardar por mais novidades sobre o assunto, incluindo o lançamento do edital de abertura.
Concurso Polícia Federal: vazou documento com o suposto cronograma
Um documento sobre o Concurso Polícia Federal vazou no dia 27 de março de 2020. Nele, consta o suposto cronograma de concurso PF com todas as datas previstas.

Para Agente, Papiloscopista e Escrivão de Polícia Federal? Era necessário ter curso superior em qualquer área. A remuneração inicial destes cargos foi de R$ 11.983,26.
O edital previa outros requisitos básicos para investidura em todos os cargos, entre eles:
- Carteira nacional de habilitação na categoria “B” (pelo menos);
- Idade mínima de 18 anos completos na data de matrícula no Curso de Formação Profissional;
- Aptidão física e mental;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.
Provas do concurso Polícia Federal 2018
Adotando o método Cespe para classificação, os candidatos foram avaliados por meio da aplicação de:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Prova oral (esta somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal);
- Prova prática de digitação (somente para Escrivão de Polícia Federal);
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica; e
- Avaliação de títulos (somente para os cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal).
A segunda etapa do concurso consistiu de Curso de Formação Profissional, de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia.
A validade daquele concurso foi bastante limitada: apenas 30 dias contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, com possibilidade de apenas uma prorrogação.
Concurso Polícia Federal: Curso de Formação
Os candidatos devidamente aprovados foram convocados para matrícula no Curso de Formação Profissional, segundo a ordem de classificação.
O curso se deu em regime de internato, exigindo-se do aluno tempo integral com frequência obrigatória e dedicação exclusiva.