O Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), por intermédio do Departamento de Educação e Cultura (DECEx), publicou por meio do Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 29 de abril, edital com normas para realização de concurso público destinado a admissão de 440 candidatos no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (concurso EsPCEx 2020). Das 440 vagas, serão 400 vagas para candidatos do sexo masculino e 40 vagas para mulheres. Haverá ainda reserva para candidatos negros, sendo 80 para o sexo masculino e 8 vagas para o sexo feminino.
Podem se inscrever no certame, candidatos que tenham ensino médio completo, idade de, no mínimo, 17 e, no máximo, 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula, tenham no mínimo 1,60m de altura para homens e 1,55m para mulheres. Além disso, não ter filho(s) ou dependente(s) e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação ou graduação, sendo condição essencial para ingresso e permanência nos órgãos de formação ou graduação que mantenham regime de internato, dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar.
As inscrições estarão abertas entre os dias 05 de maio e 03 de junho de 2020, pela internet, por meio do endereço eletrônico da EsPCEx – www.espcex.eb.mil.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 90,00.
Estará isento da taxa de inscrição o candidato que comprove ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, constar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal CadÚnico, ser filho menor de ex-combatente da Segunda Guerra Mundial incapacitados em ação, como integrante da Força do Exército, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha de Guerra ou da Marinha Mercante e/ou ser membro de família de baixa renda.
Os candidatos serão avaliados por meio de quatro fases, sendo elas:
- Exame Intelectual (EI);
- Inspeção de Saúde (IS);
- Exame de Aptidão Física (EAF);
- Avaliação Psicológica.
O exame intelectual é composto de prova escrita, realizada em dois dias consecutivos, com duração de 4 horas e meia em cada dia, possuindo os seguintes módulos:
- 1º dia: módulo aplicado em um único período de tempo, sem intervalos, composto das provas de português com 20 questões objetivas e peso 2, prova de redação com questão discursiva, prova de Física com 12 questões objetivas e peso 1, e prova da de Química com 12 questões objetivas e peso 1;
- 2º dia: módulo aplicado num único turno, composta de matemática, com 20 questões objetivas e peso 2; prova de geografia, com 12 questões objetivas e peso 1; prova de história, com 12 questões objetivas e peso 1; e prova de Inglês, com 12 questões objetivas e peso 1.
O exame intelectual será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, nos locais e horários ainda a serem divulgados. A partir das 18h do dia dia 28 de setembro serão divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas, pelo site www.espcex.eb.mil.br.
O Curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, nos seguintes locais:
- EsPCEx, em Campinas-SP, primeiro ano do Curso, em que o militar em formação é considerado Aluno;
- Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende-RJ, do segundo ao quinto ano do Curso, em que o militar em formação recebe o título de Cadete.
Durante a realização do Curso na AMAN, o Cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos:
1. Infantaria;
2. Cavalaria;
3. Artilharia;
4. Engenharia;
5. Comunicações;
6. Intendência;
7. Material Bélico.
Já o Cadete do sexo feminino optará por um dos seguintes cursos:
1. Intendência;
2. Material Bélico.
Esta escolha será subordinada ao rendimento escolar, dentro dos percentuais estabelecidos pelo EME, conforme o preconizado pelo Regimento Interno da AMAN.
O CA da EsPCEx, regulado por este edital, valerá apenas para o ano ao qual se referir a inscrição, iniciando-se a partir da data de sua publicação no DOU e encerrando-se trinta dias após a data limite prevista para matrícula na EsPCEx, ressalvados os casos de adiamento.