Depois da autorização do governador Eduardo Pinho Moreira, nesta quinta-feira, a Polícia Militar (PM-SC) começará a trabalhar no concurso para 1 mil soldados. O chefe do Executivo deve oficializar a liberação ainda nesta sexta-feira em um documento para o comandante-geral, coronel Araújo Gomes.
A intenção do comando é lançar o edital depois das eleições. Apesar de as restrições da legislação eleitoral serem apenas para contratações de novos servidores, o Estado quer se precaver de eventuais problemas e vai publicar o concurso após a definição do novo governador. A tendência é que o edital seja lançado no começo de novembro, assim que terminar o segundo turno. Caso as eleições se resolvam no primeiro turno em SC, a publicação pode ser adiantada.
Poderão participar pessoas com o ensino superior completo em qualquer formação. Até o lançamento do edital, a PM-SC cumprirá as etapas burocráticas como a contratação da banca que fará as provas. Gomes diz que elas serão aplicadas ainda em 2018.
As contratações vão ficar para 2019, quando a comissão responsável pelo concurso terminará todas as etapas do processo seletivo. Além disso, a chamada dos concursados dependerá do futuro governador catarinense.
Fonte :https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva