O Banco do Brasil deverá realizar um novo concurso para admissão de pessoal em 2015. Com frequente abertura de seleções em vários estados, o órgão organiza seus concursos por região e deverá abrir inscrições no próximo ano para carreira de Escriturário nos estados do Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Santa Catarina e Amazonas.
endo em vista que o prazo de validade do último concurso realizado para tais estados expirará no dia 16 de abril de 2015, sem uma nova possibilidade de prorrogação – foi prorrogado em 2014 – são grandes as probabilidades da realização do novo certame já no início do ano, já que a instituição costuma manter cadastro reserva de funcionários para nomeação de acordo com a sua necessidade e disponibilidade orçamentária.
Outra região que pode ser contemplada com um novo concurso em 2015 abrange os estados do Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que tiveram concurso para o cargo realizado no ano de 2013 (veja mais). A validade deste certame acaba em setembro de 2014, mas deverá ser prorrogada por mais um ano, como normalmente ocorre, e valerá até 26 de setembro de 2015.
Já para os estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (algumas cidades), Pará, São Paulo e Tocantins, que tiveram concurso em 2014, um novo concurso na carreira poderá acontecer somente após o término da validade da seleção que vai até o dia 8 de maio de 2016, já contando uma possível prorrogação.
O Banco do Brasil, assim como a Caixa Econômica Federal, realiza seus concursos públicos visando formar cadastro de reserva, para convocação conforme necessidade. Mesmo assim, devido a aposentadorias e rotatividade alta da função, muitos aprovados constumam ser chamados dentro do prazo de validade. De acordo com o Sindicato dos Bancários o banco possui mais de 115.000 servidores atualmente.
Escriturário
De acordo com o edital do último concurso para Escriturário, o salário inicial do cargo é de R$ 2.043,36 por jornada de trabalho de 30 horas semanais, mais benefícios de possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros/resultados; vale transporte, auxílio-creche; auxílio alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; plano odontológico; assistência médica (planos de saúde) e previdência privada. A exigência do cargo é de curso de nível médio completo e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.
Com informações de Adrian Carlos Duarte.