A Secretaria de Estado da Educação confirmou nesta terça (25) a abertura de concurso público com 1.000 novas vagas para contratação para o ano letivo de 2018.
As inscrições para o concurso, que será válido por dois anos podendo ser prorrogado por mais dois, abrem no dia 14 de agosto e encerram em 12 de setembro deste ano. O edital, que será divulgado pelo sistema Acafe, deve estar disponível no início de agosto.
Para o governador Raimundo Colombo, o concurso público na educação é um investimento na qualidade do ensino. “O professor efetivo vai se aperfeiçoando ao longo do tempo e renova o seu trabalho todos os anos. Já o temporário não tem essa continuidade e perde em qualidade. O resultado é uma educação melhor. É essencial o concurso na educação, porque é uma das únicas áreas onde todos têm a mesma oportunidade”, comentou o governador, que não confirmou concursos nas áreas da saúde e no sistema prisional.
Serão 600 vagas para professores de ensino regular, educação indígena, centros de educação profissionais e 400 vagas para cargos administrativos nas escolas nas funções de assistente educacional, administrador, supervisor e orientador educacional. “A novidade são as vagas para o quadro administrativo, que é um pleito grande das regionais e será um concurso que vai marcar história em Santa Catarina”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.
A prova será realizada no dia 8 de outubro e a chamada dos aprovados está prevista para o fim do ano, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O último concurso para professor regular aconteceu em 2012 para efetivação de cerca de 5.000 profissionais, para professor indígena em 2003 e para assistente educacional em 2005. Os cargos de administradores, supervisores e orientadores foram preenchidos pela última vez em concurso há quase 20 anos, em 1998.
Concurso
Vagas: 600 para professores de ensino regular, educação indígena, centros de educação profissionais; 400 vagas para cargos administrativos nas funções de assistente educacional, administrador, supervisor e orientador educacional;
Edital: banca Acafe, deve ser liberado no início de agosto;
Inscrições: 14 de agosto a 12 de setembro de 2017;
Prova: 8 de outubro;
Chamada dos aprovados: 11 a 13 de dezembro de 2017;
Validade: dois anos prorrogáveis por mais dois.
Com informações do repórter Michael Gonçalves e o site ndonline.com.br