O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, concede entrevista coletiva nesta terça-feira, às 9h30, para anunciar o edital de concurso público para ingresso na carreira do magistério estadual e na estrutura da secretaria. Na ocasião, divulgará o número de vagas e os respectivos cargos.
Deverá falar, também, sobre os projetos de construção de novas escolas, de melhoria e ampliação de unidades e de obras de infraestrutura em todo o Estado.
O terceiro tema da entrevista deverá focalizar um programa inédito a ser executado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
Finalmente, Eduardo Deschamps tratará do plano de gestão escolar, implantado em cerca de 830 escolas públicas estaduais há cerca de dois anos e com resultados extremamente positivos.
Sobre este programa inovado anunciará também as diretrizes de seleção dos novos diretores escolares, comprometidos com planos de gestão, para as últimas 204 escolas estaduais.
O governador Raimundo Colombo participará da coletiva.
Depois de vários períodos turbulentos nas duas gestões Colombo, a começar pela primeira greve geral em 2011, a educação estadual tem vivido um período de trabalho e tranquilidade.
O novo Plano de Carreira do Magistério, rejeitado e criticado com veemência pelo Sinte, vem sendo executado gradativamente, com reajustes salariais periódicos. Segundo a Secretaria, o piso do professor estadual está hoje em R$ 2.397,00 e o teto médio de R$ 7 mil.
Os níveis salariais melhoram com formação e tempo de serviço.