As questões de compreensão e interpretação de texto são, possivelmente, as mais comuns nas provas de Língua Portuguesa dos mais diversos concursos, vestibulares e seleções em geral. Mesmo parecendo fáceis, por dependerem apenas de uma adequada compreensão do texto tomado como referência para sua resolução, essas questões costumam gerar dúvidas em muitos candidatos, por isso vamos apresentar algumas recomendações importantes para um bom desempenho nesse tipo de questão.
Acompanhe atentamente!
O que é interpretar
Interpretar um texto é compreender o que o autor quis transmitir ao escrevê-lo, é tirar dele uma mensagem. Num sentido mais amplo, interpretar um texto significa analisá-lo, buscando a compreensão do conjunto, das relações e das estruturas. Interpretar é, pois, o modo de ler, usufruindo o texto naquilo que ele tem de significativo.
Para isso, é preciso buscar a ideia principal (básica) e as ideias secundárias – as palavras (e/ou expressões) que possam dar validade ao entendimento das ideias expressas no texto. Basicamente, devem-se atingir dois níveis de leitura: a informativa (de reconhecimento) e a interpretativa.
A primeira, por ser o primeiro contato com o texto, deve ser feita de maneira cautelosa. Dela extraem-se informações sobre o conteúdo abordado e prepara-se o próximo nível de leitura. Durante a interpretação propriamente dita, é preciso destacar as palavras-chave, as passagens importantes, assim como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada parágrafo.
Embora, para um bom leitor, o lido se misture com o vivido, ao interpretar um texto, não podemos esquecer que o sentido que o autor expôs em seu texto deve permanecer, pois os fatos estão expressos, ordenados e conceituados à maneira dele (autor). Assim, na interpretação de texto, o que interessa é o próprio texto. E tudo o que é necessário para justificar o nosso entendimento encontra-se nele ou dele se depreende.
Mas é importante lembrar que as frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que estão inseridas. É necessário, portanto, sempre fazer um confronto entre todas as partes que compõem o texto.
Atenção:
Embora a interpretação seja subjetiva, há limites. É preciso captar a essência do texto, a fim de responder corretamente às questões de interpretação.
Nas alternativas apresentadas numa interpretação de texto, pode ocorrer o seguinte:
- Contradição (ou inversão): a alternativa apresenta informações que contradizem o texto. A contradição pode ocorrer no todo ou em parte.
- Redução (ou falta): a alternativa não apresenta algum dado essencial do texto.
- Extrapolação (ou excesso): a alternativa apresenta informações ou detalhes que, embora verdadeiros, não estão contidos no texto.
A última fase da interpretação concentra-se nas perguntas e opções de resposta. Muitas vezes, em interpretação, trabalha-se com o conceito do “mais adequado”, isto é, o que responde melhor ao questionamento proposto. Uma alternativa pode estar certa para responder à pergunta e não ser adotada como gabarito por haver outra mais completa.
10 Passos para acertar as questões de interpretação de texto
- Leia o texto todo – com bastante atenção, para ter uma visão geral do assunto – e procure focalizar o seu núcleo, isto é, a ideia central.
- Se encontrar uma palavra cujo significado desconheça, não interrompa a leitura, leia até o fim.
- Leia novamente o texto, procurando, agora, descobrir o que o autor diz nas entrelinhas.
- Procure descobrir as opiniões expostas pelo autor, para definir o tema e a mensagem.
- Verifique – com atenção e cuidado – o enunciado de cada questão.
- Para responder às questões de interpretação, volte sempre ao texto.
- Busque a resposta de cada questão no parágrafo do texto correspondente.
- Não permita – em nenhuma hipótese – que prevaleçam suas ideias sobre as do autor.
- Cuidado com os vocábulos: destoa (diferente de), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto e outras: são palavras que aparecem nas questões e, às vezes, dificultam o entendimento do que está sendo perguntado.
- Quando duas alternativas lhe parecerem corretas, procure a mais exata ou a mais completa.
Hora de praticar
Agora é hora de você exercitar a sua capacidade de interpretação de texto, resolvendo as questões que seguem.
(Vunesp – SAP-SP) Leia o texto e responda às questões de 1 a 5.
A TV é o principal veículo de comunicação do País, presente em praticamente 100% do território e dos domicílios brasileiros, porque acertou no modelo: gratuita para o telespectador, financiada pela publicidade e com conteúdo adequado à audiência.
Mas nenhum meio de comunicação passou ileso às mudanças que as tecnologias digitais provocaram e vêm provocando nos últimos 15 anos. A internet, por exemplo, revolucionou a imprensa escrita, a telefonia e o consumo de música e vídeo. Mas o impacto sobre a televisão ainda é relativamente restrito.
Apostar que o modelo da TV deixará de existir em curto ou em médio prazos seria um erro. Mas também é um erro apostar que ela passará ilesa à revolução digital.
Primeiro, porque ela mesma já se digitalizou, ganhou alta definição e, sobretudo, se tornou móvel. Essa mudança não é pequena: ao ganhar mobilidade, ganha novas audiências e pode, no futuro, ganhar novos formatos.
Mas a mudança tecnológica mais importante que começa a se desenhar é a convergência da internet com os televisores. Os aparelhos deixaram de ser uma janela apenas para aquilo que a televisão tradicional distribui, pois passaram também a veicular conteúdos em rede.
Se a internet mudou o comportamento das pessoas no trabalho e nas relações pessoais, poderá mudar também o hábito das pessoas na frente do televisor. Nos próximos anos, a TV vai se transformar porque o telespectador vai mudar. Mas, para isso, é preciso que a internet se torne presente em todos os lares, como fez a televisão. E isso ainda levará um bom tempo.
(Adaptado de: POSSEBON, Samuel. Folha de São Paulo, 18.09.2010.)
1. Um título que apresenta o conteúdo central do texto é:
a) A programação tradicional da TV logo será acessada pelo computador.
b) Em 15 anos, a imprensa e a telefonia serão substituídas pela internet.
c) A TV brasileira vai se digitalizar e ganhar alta definição em longo prazo.
d) O acesso à internet poderá transformar trabalho em lazer.
e) A internet mudará a maneira de assistir à televisão.
2. De acordo com o texto,
a) a internet fez as pessoas perderem o interesse por música e vídeo.
b) a internet não exerce influência sobre o comportamento das pessoas.
c) no futuro, a popularização da internet provocará uma mudança na TV.
d) uma parcela reduzida dos brasileiros tem interesse em usar os recursos da internet.
e) os usuários da internet já não utilizam outras formas de acesso à informação.
3. Segundo o texto, um dos fatores que explica o sucesso da TV no Brasil é o fato de
a) receber o apoio financeiro de organizações sem fins lucrativos.
b) tratar de assuntos adequados ao perfil de seus espectadores.
c) contar com uma programação financiada pelos telespectadores.
d) oferecer uma grande variedade de programas de auditório.
e) manter-se fiel às tradições, apesar das mudanças tecnológicas.
4. Para o autor, algo que deverá contribuir para a transformação da TV é
a) a mobilidade.
b) a publicidade.
c) a censura.
d) a terceirização.
e) o trabalho.
5. Conforme o texto, a principal inovação que a TV está experimentando, hoje, é a
a) ampliação do debate sobre seu conteúdo.
b) digitalização do acervo das emissoras.
c) programação feita em 3D.
d) conexão com a internet.
e) refilmagem de programas antigos.