O objetivo do programa “Administração Prisional Levada a Sério” é criar 9.593 novas vagas no sistema prisional e nomear mais 1.889 servidores – 1.434 policiais penais e 455 técnicos administrativos. O evento foi realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), Danielle Amorim Silva, destacou que, dos 1.889 servidores previstos, 790 serão nomeados no início de maio deste ano. Atualmente, segundo a secretária, Santa Catarina ocupa a 16ª posição no ranking nacional na relação do número de presos por policial penal. Além do anúncio de investimento na ampliação de vagas e na contratação de servidores, o governo do Estado entregou 16 novas viaturas e 300 novos fuzis.
O governador Jorginho Mello disse que vai fazer o que já devia ter sido feito há muitos anos. “A gente resolveu encarar de frente e resolver de vez o problema do sistema prisional de Santa Catarina. A intenção é tirar a penitenciária (de Florianópolis) daqui. Nós vamos tirar. Eu sei que essa conversa já é requentada, mas nós vamos tirar o presídio e isso será logo. E, no trato com o Ministério Público e o Poder Judiciário, nós estamos conversando para que a gente construa juntos, com mais segurança e com mais acerto, porque o interesse é de todos nós”.